Diálogos com as psicologias dos grandes filósofos
Psicologia e filosofia mantêm entre si uma relação de amor e ódio. Na perspectiva dos primeiros psicólogos experimentais, a influência da filosofia era um mal a ser afastado por impedir os avanços conceptuais e operacionais da investigação cientifica. Na perspectiva dos filósofos, os psicólogos estavam à deriva, sem clareza de objeto e método. A generalização é problemática, pois os primeiros passos da psicologia experimental se devem a médicos que eram também filósofos. Por sua vez, filósofos preocuparam-se com alternativas de objeto e método para a psicologia, mas os frutos forma lentos e polêmicos. De qualquer modo, o desenvolvimento da psicologia experimental representou para a filosofia uma ameaça de esvaziamento. A psicologia chegava para ocupar o espaço dedicado ao estudo do sujeito cognoscitivo, um campo de descrição e reflexão filosófica por excelência, desde os primórdios do pensamento humano.
É difícil resistir à tentação de abordar as relações entre psicologia e filosofia sem relembrar este começo intrigante, quando erros filosóficos retardaram em séculos desenvolvimentos psicológicos importantes, o mesmo ocorrendo com erros psicológicos. Por exemplo, Aristóteles errou ao desprezar as relações entre cérebro e mente já indicados na medicina de Hipócrates (Mueller, 196). Para ele, o coração era o centro das sensações. Do mesmo modo, Locke errou ao propor a doutrina da tábula rasa que ainda hoje interfere em sérias decisões politicas, confundindo igualdade jurídica com igualdade biológica (Pinker, 2002/2004).
"Conheça-te a ti mesmo"A filosofia sempre foi a grande gestora dos interesse da humanidade.O homem contemporâneo parece estar inerte em relação ao saber.Filosofia é questionamento, a sabedoria nasce da dúvida! Penso a cerca dos valores e conceitos da natureza humana, que parece se perder em meio a tamanha revolução tecnológica.O que é politicamente correto, da margem para maquiar o questionamento, sem ir ao centro da questão.A ideia primitiva do questionar, da busca pelo conhecimento é característica de poucos homens atualmente.É cômodo não pensar!Há filosofia em tudo, até onde não tem nada.(Fernando C. Ferroni, 17 de abril 2014)